Prefeitura de Nioaque realiza dia D da Campanha de vacinação anti-rábica

• Saúde [Notícias]
  • 28/09/2018 às 04:03hr atualizado 28/09/2018 às 04:08hr
No dia 22 de Setembro, na Praça Central e Vigilância Sanitária, a Prefeitura de Nioaque, através da Secretaria de Saúde, realizou o Dia D da Campanha de vacinação anti-rábica (cães e gatos).

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos, e por consequência para a população humana.

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma taxa alta de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas, e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal. salivação excessiva e paralisia.

Notícias | Saúde