Picada de escorpião: saiba os cuidados e o que fazer em caso de acidente

  • Saúde [Notícias]
  • 28/01/2019 às 10:18hr
  • Fonte: Comunicação Nioaque

A saúde municipal alerta para o risco de picada de escorpião, visto que o verão é o período de maior risco para aparecimento do animal, a Secretaria de Saúde informa também que em caso de acidente com escorpião a pessoa deve ir direto a Unidade Mista de Saúde 24 horas, onde o médico irá avaliar a conduta a ser tomada.

Os animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e largatas estão cada vez mais presentes no meio urbano, adaptados ao ambiente do homem devido ao crescimento acelerado dos grandes centros. Por isso, é preciso que toda a população, inclusive das grandes cidades, saiba quais medidas adotar para evitar acidentes e mortes por envenenamento.

Como prevenir acidentes com escorpião:

Manter quintal limpo, evitar o acúmulo de entulho, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas, limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, não por a mão em buracos, especialmente sob pedras e troncos podres.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas), para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada, para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.



NIOAQUE CIDADE LIMPA |

Matérias Relacionadas à

Notícias | Saúde

ver todas
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Ir ao Topo da Página