9° Grupo de Artilharia de Campanha comemora 83 anos de existência em Nioaque

• Solenidades [Notícias]
  • 25/03/2022 às 10:00hr atualizado 25/03/2022 às 17:19hr

Nesta sexta-feira (25), o 9° Grupo de Artilharia de Campanha denominado Grupo Major Cantuária, comemora 83 anos de existência da unidade do exército brasileiro em Nioaque.

O Prefeito de Nioaque, Valdir Júnior participou das comemorações. "É uma alegria ter em nosso município uma unidade de tamanha importância que defende a soberania nacional em nossa região de fronteira. E agradeço pela parceira de sempre na cooperação e integração com a população".

História

O 9º Grupo de Artilharia de Campanha, foi criado em 25 de março de 1939, com a denominação de 1º Grupo do 5º Regimento de Artilharia de Divisão de Cavalaria. Ocupou, inicialmente, o aquartelamento do antigo 4º Batalhão de Sapadores, na cidade de Aquidauana – MS. Em 1946, passou a denominar-se 9º Grupo de Artilharia a Cavalo 75mm (9º GACav 75), modernizando seus equipamentos com os canhões Krupp 75mm.

Em 1º de setembro de 1955, uma Bateria de Obuses deslocou-se para Nioaque dando início à ocupação do novo aquartelamento, constituindo-se no núcleo da Unidade atual. Em 19 de novembro de 1957, aproveitando as comemorações do Dia da Bandeira e, assim, revestindo o acontecimento de maior brilho, instalou-se o Grupo em Nioaque com todo o seu efetivo, concluindo definitivamente a sua mudança de sede. Em 1958, a Unidade tornou-se motorizada, recebendo a denominação de 9º Grupo de Canhões 75mm Auto-Rebocado.

Com o Decreto 75.322, de 29 de janeiro de 1975, a unidade foi rebatizada como 9º Grupo de Artilharia de Campanha, substituindo os canhões Krupp 75mm pelos atuais obuseiros 105mm. Em 1980, o 9º GAC passa a ser orgânico da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Dourados, decorrente da criação desta e da extinção da 4ª Divisão de Cavalaria.

Em Novembro de 2003, o 9º GAC recebeu a denominação histórica “Grupo Major Cantuária” em homenagem aos feitos heroicos de João Tomás de Cantuária, na epopéia da Retirada da Laguna, em 1867, durante a Guerra do Paraguai.

Notícias | Solenidades