Por meio do programa Cidade Empreendedora, Nioaque recebe oficina sobre os potenciais do turismo para o município

  • Ações Sociais [Notícias]
  • 24/11/2022 às 07:56hr atualizado 24/11/2022 às 08:00hr
  • Fonte: Comunicação Nioaque
Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, ação de lazer tem como objetivo a exploração das trilhas e incentivar o ciclismo

Com o aumento da prática do ciclismo em Mato Grosso do Sul, diversos destinos têm sido explorados como ponto final para os circuitos de pedal, dentre eles o município de Nioaque, localizado a pouco mais de 180 km de Campo Grande. Por conta disso, foi realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, na sexta-feira (18), a oficina “Modelagem para exploração de rotas turísticas de ciclismo”, voltada aos representantes do segmento turístico e microempreendedores locais. O objetivo foi conectar interessados no segmento do ciclismo e elaborar um modelo de negócio para exploração das trilhas como um potencial turístico para Nioaque.

Para o analista técnico do Sebrae/MS, Alex Schmidt, é importante que as atividades abordem tanto o ecoturismo como o turismo de aventura, já que o estado possui grande potencial turístico, justamente pelas paisagens que apenas o bioma de Mato Grosso do Sul pode proporcionar. “Buscamos com a oficina mostrar as possibilidades do município e gerar interesse pelas trilhas ciclísticas, que podem ser um potencializador turístico para a região. Nioaque é um município que tem o incentivo ao esporte como carro chefe e mobilizador da comunidade local e tem nos eventos esportivos uma oportunidade de atrair visitantes a cidade, gerando receita ao município e aquecendo a economia local”, afirmou Alex.

A professora e antropóloga, Daniela Lourenço, comentou sobre a importância de um olhar sustentável ao trabalhar o desenvolvimento do setor turístico no local e a preservação da cultura regional. “É importante ter a ciência de que o produto do ecoturismo tem que refletir e valorizar o aspecto cultural do local. Isso é um fator marcante na imagem da região para as outras pessoas e manter isso serve de estímulo para que mais pessoas se interessem e busquem a região”, pontuou.

Matérias Relacionadas à

Notícias | Ações Sociais

ver todas
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Ir ao Topo da Página