Trabalhos para ativação do sinal de TV digital começam em Nioaque

• Município [Notícias]
  • 07/12/2022 às 11:54hr atualizado 07/12/2022 às 12:10hr

A Prefeitura de Nioaque por meio da Secretaria de Governo em parceria do programa ‘Seja Digital‘ instituído pelo Governo Federal, iniciou os trabalhos para ativação do sinal digital na cidade.

Em breve os moradores de até 20 km da torre de TV digital, que fica na antiga CIBRAZEM poderão assistir a seis canais de televisão aberta em alta definição. Para isso basta sua TV ter o conversor digital embutido, geralmente as televisões de 2015 para cá, já estão com esse sistema, agora que você tem uma de TV de "tubo" será necessário a compra de um aparelho para converter o sinal.

"A TV digital em breve será uma realidade aqui no nosso município, haja visto que os trabalhos de instalação da antena já se iniciaram e num futuro bem próximo estaremos assistindo TV numa imagem em alta definição e sem interferência de ruídos ou imagens chuviscadas. Explicou o Secretário de Governo, Jefferson Campos Zakimi.

Programa Seja Digital

Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade em praticamente todas as cidades do Brasil até 31 de dezembro de 2023. Esse será o resultado do TV Digital, programa criado pelo Ministério das Comunicações (MCom) que tem como objetivo digitalizar o sinal da televisão em até 1.638 municípios brasileiros que contam apenas com o sinal analógico de TV aberta.

Quem operacionaliza esse processo por todo o Brasil é a Seja Digital, entidade administrativa, não-governamental e sem fins lucrativos criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. O papel da Seja Digital é articular a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais e às entidades de radiodifusão, além de implementar a infraestrutura necessária para a transmissão do sinal de digital de TV.

Notícias | Município