A Prefeitura de Nioaque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está garantindo o acesso de pacientes do município aos atendimentos realizados pela Carreta de Imagens do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à ampliação da oferta de exames especializados e à redução das filas de espera na rede pública.
Instalada no município de Aquidauana, a unidade móvel atende os municípios da região do Baixo Pantanal, oferecendo exames de tomografia computadorizada e ultrassonografia. Ao todo, serão realizados 1.344 procedimentos, fortalecendo o diagnóstico precoce e ampliando o acesso da população aos serviços especializados de saúde.
Em Nioaque, 50 pacientes serão contemplados com os atendimentos, sendo encaminhados gradativamente pela Central Municipal de Regulação, conforme os critérios clínicos e a programação estabelecida pelo serviço. A iniciativa integra os esforços para ampliar o acesso à saúde especializada, proporcionando diagnósticos mais rápidos e contribuindo para que os pacientes iniciem seus tratamentos em tempo oportuno.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Gomes, destacou a importância da ação para o município: “Sabemos o quanto um diagnóstico rápido faz diferença na vida das pessoas. Por isso, essa parceria é tão importante para Nioaque. Serão 50 pacientes do nosso município atendidos, garantindo mais agilidade na realização dos exames e contribuindo para que os tratamentos sejam iniciados no momento certo. Nosso compromisso é continuar buscando alternativas que aproximem cada vez mais os serviços de saúde da população”.
O prefeito André Guimarães ressaltou que a iniciativa representa um avanço importante para a saúde pública regional: “A saúde é uma das nossas prioridades e ações como essa demonstram a força das parcerias em benefício da população. Estamos falando de exames essenciais para o diagnóstico de diversas doenças e que muitas vezes geram expectativa nos pacientes. Com essa iniciativa, conseguimos reduzir a espera, acelerar o acesso ao tratamento e oferecer mais qualidade de vida aos nioaquenses. É um avanço importante para a saúde pública da nossa região”.
Beneficiada pelo programa, Blacia Andréa Garicose destacou a importância da iniciativa para quem aguarda atendimento especializado: “Estou muito agradecida a Deus e ao SUS por essa oportunidade. Consegui realizar minha tomografia da coluna em Aquidauana, algo que muitas vezes seria difícil para quem não tem condições de pagar por um exame particular. Hoje preciso desse diagnóstico para dar continuidade ao meu tratamento. Ter esse atendimento pelo SUS, com transporte e todo o suporte necessário, faz muita diferença para nós. É uma ajuda muito importante para quem realmente precisa”, relatou.
A participação de Nioaque no programa reforça o compromisso da administração municipal em ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, fortalecendo parcerias e buscando alternativas que garantam mais agilidade, qualidade e resolutividade no atendimento aos cidadãos.
Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Micheli Lima - Assessoria de Comunicação