Alunos de Escolas Municipais de Nioaque, expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

• Agricultura [Notícias]
  • 07/12/2022 às 16:44hr
Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora
Alunos do 1º ao 9º ano de Escolas Municipais, de Nioaque tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade, os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada ação, foi realizada nas escolas municipais: Guilherme Corrêa da Silva e Extensão Praça dos Heróis, José Garcia Netto, Noé Nogueira, Gabriel Laureano, Três de Dezembro, Professor Eugênio de Souza e Professor Eugênio de Souza Polo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação dos professores e, a partir disso, 529 foram contemplados com a iniciativa.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para Lutero Teixeira, aluno da Escola Municipal Guilherme Corrêa da Silva e Extensão Praça dos Heróis, a iniciativa foi uma oportunidade de integração. “Foi experiência muito bacana participar do Jovens Empreendedores Primeiros Passos aqui na escola durante esse semestre. Para a feira a minha turma fez geladinho para vender e, desde o início do projeto, planejamos tudo com a ajuda da professora e com isso conseguimos obter lucro”, revelou o aluno.

Segundo a professora Odete Monteiro Maidana, que atua na mesma escola, mais do trabalhar o empreendedorismo com as crianças, o JEPP é uma metodologia que possibilita o desenvolvimento de novas habilidades. “Eu já conhecia o projeto e sei que é uma iniciativa que faz a diferença na vida das crianças, pois é uma forma de aflorar nelas algumas atitudes empreendedoras, além de trabalhar a criatividade e a desenvoltura”, concluiu a professora.

Notícias | Agricultura