A Prefeitura de Nioaque, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, está mobilizando equipes e serviços durante o mês de julho com ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.
A campanha Julho Amarelo reforça o compromisso da gestão com a saúde preventiva e a ampliação do acesso da população aos serviços públicos de saúde. As ações incluem testagem rápida gratuita para os vírus B e C, vacinação contra hepatite B, panfletagem e orientações.
As hepatites virais são inflamações do fígado que, muitas vezes assintomáticas, podem evoluir de forma silenciosa, provocando complicações graves se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente. Além dos vírus, o problema também pode ser causado por uso de medicamentos, álcool, outras drogas ou doenças autoimunes.
Durante o mês, os serviços estarão disponíveis nas unidades de saúde do município, conforme calendário abaixo:
22/07 – ESF Uirapuru
23/07 – ESF Aldeia Taboquinha (Manhã)
24/07 – ESF Aldeia Brejão (Tarde)
25/07 – ESF Centro Urbano
25/07 – ESF Aldeia Agua Branca (Manhã)
25/07 – ESF Aldeia Cabeceira (Tarde)
26/07 – Vigilância Epidemiológica (ao lado do hospital)
28/07 – ESF Colônia Nova Palmeiras
28/07 – Ambulatório do HPP
29/07 – ESF Conceição
30/07 – ESF São Miguel
Além das ações nas unidades de saúde, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho), a equipe da Saúde realizará uma mobilização na Avenida Visconde de Taunay, com panfletagem e orientações no semáforo central da cidade.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Sousa, destaca a importância da mobilização:
“O Julho Amarelo é mais do que uma campanha; é um chamado para o cuidado com a vida. Estamos mobilizando nossas equipes para levar informação, testagem e vacinação até a população, porque acreditamos que a prevenção é uma das ferramentas mais poderosas que temos para garantir mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo”.
A Prefeitura de Nioaque reforça o convite à população para que participe das ações e aproveite os serviços gratuitos oferecidos ao longo do mês. Prevenir é sempre o melhor caminho.