Nioaque marcou presença em um dos encontros mais importantes do calendário municipalista de Mato Grosso do Sul: o 3º Congresso dos Municípios de MS, realizado entre os dias 20 e 22 de outubro no Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande. Representado pelo prefeito André Guimarães (PP), o município apresentou a linha de trabalho adotada pela gestão, que busca conciliar a responsabilidade fiscal com a visão de futuro, tendo o turismo como principal motor de desenvolvimento.
O evento, que reuniu prefeitos, vereadores e gestores públicos, serviu como palco para o prefeito Guimarães detalhar a estratégia de sua administração. Durante entrevista concedida ao jornal A Crítica, que estava com seu estúdio móvel instalado no local, o prefeito destacou o compromisso de "fazer mais com menos", especialmente em um cenário de recursos limitados.
"A gente tem tratado o município como uma grande casa: definindo prioridades, cortando excessos e garantindo o essencial. O orçamento é limitado, mas a vontade de fazer é enorme", afirmou o gestor, sublinhando a importância do planejamento e do diálogo.
Apesar da necessidade de ajustes financeiros, a administração de Nioaque tem conseguido avançar em áreas essenciais. Nos últimos meses, foram retomados serviços e melhoradas estruturas importantes, desde a reorganização da frota municipal até a ampliação do transporte escolar e dos atendimentos médicos. A saúde mental recebeu atenção especial, com a reforma do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a chegada de novos profissionais. Segundo o prefeito, o objetivo é garantir que o serviço público tenha o mesmo cuidado e eficiência do setor privado, reforçando que "Serviço público de qualidade é direito do cidadão".
No entanto, é no turismo que Nioaque projeta seu futuro. Reconhecida por seu patrimônio natural – que inclui as famosas pegadas de dinossauros –, suas paisagens e sua rica cultura indígena, a cidade trabalha para transformar esse potencial em desenvolvimento e renda. Em parceria com o Governo do Estado e a Fundesport, a Prefeitura lançou o projeto "Pedalando para o Futuro", uma iniciativa que incentiva o ciclismo entre jovens e valoriza o etnoturismo, uma nova aposta da gestão para impulsionar o setor.
O próximo passo é estrutural e ambicioso: a criação de uma Lei Municipal do Turismo. Inspirada em modelos de sucesso como o de Bonito, a proposta será encaminhada à Câmara ainda este ano. O objetivo é estabelecer diretrizes claras para atrair investimentos e garantir o fortalecimento do turismo sustentável em Nioaque. "Bonito mostrou que é possível crescer com responsabilidade. Queremos seguir o mesmo caminho: valorizar o que é nosso e transformar isso em oportunidade para a nossa gente", finalizou André Guimarães.
Entre serras, rios e histórias da Guerra do Paraguai, Nioaque segue trilhando um caminho de crescimento pautado na responsabilidade, no diálogo e com uma clara visão de futuro para o desenvolvimento local.