As Comunidades Indígenas do Território de Nioaque, em parceria com o SEBRAE/MS, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS) e a Prefeitura Municipal de Nioaque, realizam neste sábado (29) um importante marco para o desenvolvimento do turismo sustentável no município: a entrega oficial dos Planos de Visitação das Aldeias Brejão, Taboquinha, Água Branca, Cabeceira e Atikum.
A programação conta com dois momentos. Pela manhã, das 10h às 12h, no Centro Comunitário da Aldeia Brejão, acontece a finalização da consultoria iniciada em janeiro pelo SEBRAE/MS, culminando na entrega dos Planos de Visitação. Esse material será encaminhado à FUNAI como parte do protocolo para obtenção da Carta de Anuência — documento essencial para que as comunidades possam atuar formalmente com atividades turísticas.
A entrega dos planos representa um avanço histórico para o Território Indígena de Nioaque, fortalecendo a Governança Turística, promovendo o protagonismo comunitário e reafirmando o compromisso com a valorização cultural e o desenvolvimento sustentável.
À tarde, às 14h, ocorre a Entrega dos Certificados do EMPRETEC Quilombola, ampliando ainda mais a agenda de valorização territorial e capacitação das comunidades tradicionais.
O prefeito André Guimarães destaca a relevância do momento para o município: “Esse é um momento muito importante para Nioaque e, especialmente, para as nossas comunidades indígenas. A entrega dos Planos de Visitação é resultado de um trabalho sério, construído de forma coletiva, que fortalece o etnoturismo e abre novas oportunidades de geração de renda, valorização cultural e desenvolvimento sustentável. Para nós, enquanto gestão, é uma honra apoiar iniciativas que respeitam a identidade dos povos tradicionais e que projetam Nioaque para um futuro de mais inclusão e protagonismo comunitário. Seguimos firmes, reconstruindo com dedicação e colocando Nioaque no rumo certo.”
O evento conta com o apoio da FUNDTUR-MS, SEBRAE/MS, Programa Cidade Empreendedora, Setesc, Semadesc e Prodesenvolve.
Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Micheli Lima - Assessoria de Comunicação - fotos Francisco de Deus