Prefeitura de Nioaque emite nota sobre vacina pentavalente

• Saúde [Notícias]
  • 09/01/2020 às 09:31hr atualizado 09/01/2020 às 12:54hr

A Prefeitura de Nioaque, através do Departamento de Saúde, vem esclarecer que a compra, fornecimento, logística de distribuição e monitoramento dos imunobiológicos do calendário nacional são realizados pelo GOVERNO FEDERAL, através do MINISTÉRIO DA SAÚDE. Os estados e municípios não tem poder sobre o processo.
O boletim epidemiológico 37 expõe a interdição pela ANVISA, de 3.250.000 doses de vacina Pentavalente, além do desabastecimento da vacina DTP. Este boletim informa algumas providências tomadas frente a baixa ou inexistência de alguns imunos em estoque nacional.
O ofício circular n° 01/2020/SVS/MS, presta informação sobre a substituição temporária da vacina penta pela vacina DTP para crianças menores de um ano de idade.
Considerando os documentos citados do MINISTÉRIO DA SAÚDE, concluí-se que tanto o município de Nioaque como o núcleo regional de Aquidauana vem solicitando o referido imunobiológico, mesmo cientes da falta. Aguardamos a regularização do fornecimento da vacina DTP a partir do mês de fevereiro/2020 a qual substituirá temporariamente a vacina Penta conforme ofício citado.
Afirmamos o nosso compromisso com a população nioaquense, tão logo o GOVERNO FEDERAL restabeleça a distribuição dos imunobiológicos.

Notícias | Saúde