A Prefeitura de Nioaque deu um passo decisivo rumo à modernização e à sustentabilidade com a implementação do Programa Nioaque Papel Zero. O objetivo é claro: eliminar gradualmente o uso de papel, substituindo processos e documentos físicos por trâmites 100% digitais.
Mais do que uma mudança tecnológica, o programa representa um novo padrão de gestão pública, voltado para resultados e eficiência. Com o sistema digital, a Prefeitura garante mais agilidade no atendimento à população, mais segurança nas informações e redução de custos e desperdícios. Em resumo, o serviço público se torna mais rápido, transparente e eficiente.
Como funciona?
Todo documento produzido ou recebido pela Prefeitura passa a ser imediatamente digitalizado e registrado no sistema eletrônico. Esse processo assegura a validade das informações — em conformidade com a Lei Federal nº 12.682/2012 — e elimina a necessidade de armazenamento físico. O cidadão também sai ganhando: agora é possível enviar documentos de forma totalmente online, com segurança e praticidade.
Além da eficiência, o Nioaque Papel Zero reforça o compromisso da gestão municipal com a modernização do serviço público e com o meio ambiente. Para o prefeito André Guimarães, a iniciativa representa um marco na administração pública. "Estamos construindo uma Prefeitura mais moderna, conectada e responsável. O ‘Nioaque Papel Zero’ vai garantir mais economia, agilidade, transparência e, principalmente, respeito ao meio ambiente. É uma nova fase para a cidade.”
A equipe de Tecnologia da Informação acompanha a implementação do sistema em todas as secretarias, orientando servidores e garantindo uma transição segura. Com o Nioaque Papel Zero, a Prefeitura de Nioaque une tecnologia e sustentabilidade para transformar a gestão pública e melhorar, de fato, a vida de quem mais importa: o cidadão.
Fonte: Prefeitura Municipal
Autor: Assessoria de Comunicação - Fotos Francisco de Deus